O Apocalipse Insólito Em Gyo e Hellstar Remina (Lendo Junji Ito PT. 02)

by - abril 19, 2019




Junji Ito é genial. Não é bem novidade afirmar isso para quem já leu algo do autor. Mesmo quando ele é mediano ainda é melhor que a maioria dos autores de terror. Já se viu de tudo em sua obra: espirais que enlouquecem quem as vê, pessoas com buracos na pele onde criaturas habitam, crianças quase sem pele e homens que perdem a cabeça (literalmente). É muita criatividade.

Não espanta que o autor tenha brincado com o fim do mundo algumas vezes, Gyo e Hellstar Remina foram apenas algumas delas (o resto ainda vem por aí). Eu escolhi essas duas tramas por serem diretamente opostas: numa delas o fim vem pelo mar e na outra vem do espaço. Então vamos lá.

Gyo: A Morte Nada e Fede




No enredo de Gyo, acompanhamos um jovem casal que está descansando na praia quando a moça é atacada por um peixe estranho. O animal tem um cheiro horrível de podre e possui perninhas como as de um inseto, ele os persegue e o casal consegue se desvencilhar do perigo por um tempo. Logo eles descobrem que mais daqueles animais estão aparecendo por todo o Japão. Sempre trazendo aquele cheiro de morte. O país para, as pessoas são infectadas pelos peixes, assim como outros animais.

Sem querer entregar demais, o mistério das criaturas é parcialmente revelado conforme a situação piora e é bastante interessante. A trama é longa, mas nunca cansativa.

Além do enredo instigante, temos sempre a arte perturbadora de Ito. As coisas híbridas que ele nos apresenta são horríveis e incríveis. Se apoiando bastante do asco do leitor, Junji Ito desenha coisas que dificilmente serão esquecidas por nossa imaginação.




Um bônus são as referências bem aplicadas ao universo lovecraftiano, principalmente a obras como Dagon e A Sombra de Innsmouth, que se apresentam como terrores marítimos, pouco explorados em adaptações, que quase sempre focam no horror cósmico.

Gyo é um dos mais notáveis trabalhos de Junji Ito e merece ser lido por todos os fãs de terror.

Hellstar Remina: Planeta Monstro




Se em Gyo a presença de Lovecraft está no mar, aqui o autor retorna para o horror cósmico tão querido. Remina é a filha de um astrônomo que descobre uma estrela nova e a batiza com o nome da menina. Instantaneamente a moça vira uma celebridade, aparecendo em programas de televisão, ganhando produtos com a sua cara e uma legião de fãs.

A medida que a tal estrela revela não ser apenas um astro normal, as pessoas começam a responsabilizar a Remina humana pelo fim do mundo e a vida da garota fica em total perigo.

Hellstar Remina é uma história bem perturbadora e claustrofóbica, eu ficava agoniada em vários momentos da trama, principalmente quando a população enlouquece e ataca Remina. Também me incomodava muito a ideia de um planeta vivo e consciente que quer atacar o nosso. Isso me dá pesadelos.



Aqui o horror é menos visual e mais psicológico, deixando o leitor menos enojado e mais nervoso, ela também tem um ritmo um pouco mais lento em comparação à Gyo, mas isso não prejudica em nada a experiência.

E então, o que te dá mais medo: uma doença bizarra que vem em forma de criaturas marítimas ou um planeta hostil que se aproxima de forma insidiosa da nossa casa? Seja qual for, Junji Ito te trará com maestria uma boa história de terror sobre o fim do mundo.

You May Also Like

0 comentários