A 2° Temporada de Cidade Invisível e o Garimpo Ilegal: Uma ferida que ainda sangra
1. Sobre a série:
Cidade Invisível é uma série brasileira produzida e disponibilizada pela Netflix, que estreou sua primeira temporada em 05 de fevereiro de 2021 e a segunda em 22 de março de 2023. A série é catalogada como fantasia, mas em muitos aspectos pode ser lida em subgêneros do terror. Criada por Carlos Saldanha e dirigida por Júlia Pacheco Jordão e Luis Carone, Cidade Invisível aborda um mistério que gira em torno de seres místicos, que mais tarde se apresentam como personagens do vasto folclore brasileiro.
Na primeira temporada, embora elogiada por muitos e ficando entre a mais assistida em muitos países, a série recebeu diversas críticas por toda a falta de representatividade dos povos indígenas, onde muitos dos mitos tem suas origens.
Na segunda temporada a série compensou na representatividade, embora tenha recebido muitas críticas em relação ao roteiro e a curta duração de apenas cinco episódios, o que realmente acaba por tornar a construção de alguns personagens e tramas um pouco superficiais e deixa subtramas sem um desfecho satisfatório. Porém é interessante escrever e pensar em alguns acertos, como levar o cenário para o Norte do país, trazer sotaques e regiões muito diferente do que geralmente se vê, também nos foram apresentadas paisagens lindíssimas e a série tocou, ainda que de forma um pouco contida, em uma ferida que está aberta no Brasil, o garimpo ilegal e o massacre dos povos indigenas, originários de nossa terra e, é exatamente esse ponto que o presente artigo pretende debater.
2. O Garimpo Ilegal, uma ferida que ainda sangra.
O Garimpo Ilegal é uma realidade cruel e sangrenta no nosso país e, extremamente atual, embora não seja algo novo.
Atinge principalmente a região Norte do Brasil, tendo como alvo a maioria dos territórios de preservação ambiental ou terra indígena. A segunda temporada de Cidade Invisível veio para sacudir o povo brasileiro e mostrar para os outros países uma realidade que muitas vezes fica escondida. A série esfregou em nosso rosto uma realidade que nos recusamos a ver, mesmo que nos últimos tempos tenha sido discutida aberta e repetidamente em rede nacional, após vir à tona toda a negligência vivida pelos povos Yanomami, que passavam por situações de pura calamidade, fome, miséria, doenças, destruição e contaminação de seu território, principalmente por mercúrio, tudo isso na constante busca por ouro.
Na série, os garimpeiros além de explorar a terra, fazendo o uso de um idoso, Lazo, que carrega a Maldição do Zaori (Um homem que nasceu na sexta - feira da paixão e consegue encontrar ouro com seus olhos brilhantes), eles também capturam um indígena, esse indígena é Norato, irmão gêmeo de Maria Canina, que também aparece na série. (Norato é uma serpente encantada que vive nos rios e se transforma em homem no luar, tendo salvo muitas pessoas de afogamentos), para que ele os leve até o Marangatu, um lugar sagrado, repleto de ouro. Na busca pelo metal precioso um dos garimpeiros assassina Norato, que se recusa a levá-lo até a “morada do sagrado”, como é dito na série. Cidade Invisível apresenta de forma clara como o garimpo atinge diretamente o meio - ambiente e afeta a vida dos povos indígenas.
As atividades de garimpo ilegal não prejudicam apenas os povos índigenas, com as doenças levadas pelos garimpeiros, que muitos desses povos não tem defesas naturais, também afugentam a caça e, como apontado por muitos, também trazem o trabalho forçado e estupros, sendo questões muito comuns, agrega Dantas (2023).
Os povos ribeirinhos e quilombolas também têm suas sociedades desestabilizadas, e claro, as questões ambientais são gritantes e precisam de atenção. O meio - ambiente é atingido de forma extremamente agressiva, causando assoreamento dos rios, desmatamento da floresta Amazônica e poluição da terra e dos rios por mercúrio, sendo esse um dos problemas mais graves, pois o mercúrio atinge tudo, flora, fauna, rio e até o ser humano, se acumulando nos órgãos, podendo ter diversas consequências, envolvendo úlcera no estômago, alteração no funcionamento dos rins, alterações no sistema nervoso, uma contaminação silenciosa que em casos graves, pode causar a morte.
Para finalizar, Dantas (Greenpeace, 2023) aponta que em apenas cinco anos o garimpo ilegal nas terras indigenas de Munduruku e Sai Cinza, destruiu mais de 600 quilômetros de rios, e essa não é uma realidade isolada, mas algo que se vê todos os dias, e enquanto os brasileiros permanecerem fechando os olhos e fingindo que essa não é uma realidade, o garimpo ilegal permanecerá sendo uma ferida que sangra em nosso país.
REFERÊNCIAS:
BRUNATO, Ingredi. COMO CIDADE INVISÍVEL SE RELACIONA COM A REALIDADE. Aventuras da História, 2023. Disponível em:
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/como-cidade-invisivel-se-relaciona-com-realidade.phtml (Último acesso: 17/04/2023)
DANTAS, Jorge Eduardo. GARIMPO ILEGAL: QUAIS SÃO OS IMPACTOS E PREJUÍZOS DESTE CRIME?. Greenpeace, 2023. Disponível em:
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/garimpo-ilegal-quais-sao-os-impactos-e-prejuizos-deste-crime/#:~:text=1%2D%20O%20garimpo%20ilegal%20causa%20danos%20irrepar%C3%A1veis%20%C3%A0%20natureza&text=A%20a%C3%A7%C3%A3o%20das%20dragas%2C%20bicos,insetos%20e%20microrganismos%20s%C3%A3o%20dizimados (Último acesso: 17/04/2023)
GUITARRARA, Paloma. GARIMPO ILEGAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Toda Matéria, Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-garimpo-na-regiao-norte.htm
(Último acesso: 17/04/2023)
LIMA, A.L.L. CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO. Toda Matéria, Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/contaminacao-por-mercurio.htm
(Último acesso: 17/04/2023)
NORATO. Disponível em: https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Norato (Último Acesso: 17/04/2023)
ZAORI. Disponível em:https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Zaoris (Último acesso: 17/04/2023)
0 comentários